READY-MADE

 ARTE CONTEMPORÂNEA

    Na arte contemporânea a valorização do conceito, da atitude e da ideia da obra é mais importante do que necessariamente o objeto final. A intenção do artista é criar uma reflexão de modo subjetivo sobre a obra e não apenas contempla-la pela sua natureza estética. A arte pode se caracterizar de inúmeras formas seja através da pintura, dança, música, teatro, escultura, literatura, moda, instalações, etc. 

    A arte contemporânea teve seu início nos anos de 1960, mas devemos considerar as obras de Marcel Duchamp, (Roda de bicicleta e A Fonte) produzidas entre 1910 e 1920 como sendo precursoras do movimento Ready-Made. Esse termo foi usado pela primeira vez para descrever as obras feitas a partir de objetos industrializados que, retirados de seu contexto cotidiano e utilitário, transformam-se em obras de arte. 

 




                         NOSSOS ARTISTAS


    Na Praia dos Passarinhos em Itapuã, o artista Jefferson Muniz (tio de um aluno do Inácio Montanha) expõe esculturas usando lixo recolhido das margens do Guaíba. 

    Conforme autor a intenção é impressionar o visitante e conscientizar para a importância da preservação do meio ambiente.

Algumas de suas obras:

 



Para saber mais acesse as reportagens:


http://diariogaucho.clicrbs.com.br/rs/dia-a-dia/noticia/2014/11/em-itapua-a-arte-vem-do-lixo-4650687.html


http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/arena-de-verao/2015/noticia/2015/01/morador-usa-esculturas-de-lixo-para-conscientizar-banhistas-de-praia-do-rs.html


 

READY-MADE NA ESCOLA

 

    Depois de termos compreendido um pouco da Arte Contemporânea, chegou o momento de desenvolvermos um Ready-Made. 

    Esta exposição é o resultado da atividade proposta para as turmas de 3º anos do Colégio Inácio Montanha, que unindo dois objetos industrializados tirados do seu contexto original, atribui um novo significado criando uma reflexão sobre um tema escolhido pelo aluno.


TURMA 301


TURMA 302


TURMA 303


TURMA 304


TURMA 305






Nenhum comentário:

Postar um comentário