segunda-feira, 26 de outubro de 2020

"ESTUDO REMOTO" UMA NOVA FORMA DE APRENDER

 Bem-vindos à nossa nova "sala de aula, gostaria de estar um pouco mais perto fisicamente, mas por hora só esta forma virtual é possível. 

            Precisamos nos adaptar e vamos estudar juntos uma nova forma de aprender. 

            Sou a professora Leila e vamos trocar algumas ideias sobre como a Arte, de um modo geral, influencia nossas vidas. Principalmente neste momento em que o mundo está tão isolado e ao mesmo tempo conectado.

            Sei que no início vai ser um pouco diferente do que estávamos acostumados, mas sairemos todos mais fortalecidos e reinventados.

            Este Blog já servia de apoio quando estávamos com aulas presenciais, agora vamos ter um espaço permanente para nossas exposições. Deixe seu recado e comente as atividades dos colegas com respeito e criatividade.

STOP MOTION

        Stop Motion (que poderia ser traduzido como “movimento parado”) é uma técnica que utiliza a disposição sequencial de fotografias diferentes de um mesmo objeto inanimado para simular o seu movimento. Estas fotografias são chamadas de quadros e normalmente são tiradas de um mesmo ponto, com o objeto sofrendo uma leve mudança de lugar, afinal é isso que dá a ideia de movimento.
        Cientificamente falando, o Stop Motion só é compreendido como movimentação pelo fenômeno da Persistência Retiniana. Ele provoca a ilusão no cérebro humano de que algo se move continuamente quando existem mais de 12 quadros por segundo. Na verdade, o movimento desta técnica cinematográfica nada mais é que uma ilusão de ótica.
        A história do Stop Motion remonta aos primórdios do cinema, quando o  mágico ilusionista francês George Mélies  deu sequência aos seus truques misteriosos com a técnica de Stop Motion. O seu filme Viagem à Lua, de 1902, (https://www.youtube.com/watch?v=S5dG3Skdq6U) é um curta baseado em dois romances populares de seu tempo: Da Terra à Lua de Júlio Verne e Os Primeiros Homens na Lua de H.G. Wells. Com 13.375 quadros foi criado o filme usando essa técnica, mostrando a chegada na Lua de um foguete com tripulação humana.
        Ao longo do século XX a técnica foi sendo desenvolvida e aprimorada, os cineastas recorreram à movimentação quadro a quadro como no aclamado filme O Estranho Mundo de Jack (EUA, 1993) de Tim Burton e Henry Selick (https://www.youtube.com/watch?v=m6COAh0l-Q4) e também A Fuga das Galinhas (Grã Bretanha, 2000), dirigido por Nick Park e Peter Lord (https://www.youtube.com/watch?v=OjFQ95d9Y14&list=PLv1bR4iLpIQQSKkuBq50nkYpNNwYFYTSJ) .














sábado, 24 de outubro de 2020

LINHA DO TEMPO DA ARTE

 



C0RES

 CORES

 

PERCEPÇÃOPara os seres humanos e alguns animais a capacidade de ver o mundo em cores não é só um prazer, é também sobrevivência. As cores nos alertam para plantas venenosas ou alimentos deteriorados.

COMPORTAMENTO: Também interferem na mente, as cores são usadas com alguns significados específicos ; como convenções (códigos estipulados pela sociedade): Sinais de transito – Coleta de lixo – Correios – Faixa de proteção – Bandeira na praia – Bombeiro – Ambulância - Táxi

SIMBOLOGIA

·       Vermelho = Cor vibrante, estimulante, cria a tendência para correr riscos (jogos, Ferrari) em uma peça decorada com vermelho a sensação é de que o tempo passa mais rápido, acelera o ritmo cardíaco 

·       Verde = Cria equilíbrio emocional, tensão diminui, olhos relaxam, descansam (usada em hospitais)

·       Azul = Efeito relaxante sobre os músculos e coração, o tempo parece passar mais devagar

·       Amarelo = Estimula o apetite, desperta a atenção

IMPORTÂNCIA DAS CORES NA SOCIEDADE

  • Medicina alternativa (terapia das cores)
  • Esporte = uniformes com cores vibrantes, ajudam o desempenho Ex ; luvas de Boxe: estimulam a força e a agressividade
  • Restaurante diferente de hospital diferente de escola diferente de salão de festas diferente de capela
  • Objetos absorvem as cores e refletem a sua própria cor: no preto todas as cores são absorvidas; no branco todas são refletidas; roupas claras no verão e escuras no inverno
  • Bebes só distinguem as cores primárias

COMPLEMENTAR (oposta): são cores opostas no disco das cores, resultado da combinação das cores primárias resultantes.


PERÍODOS ARTÍSTICOS