segunda-feira, 26 de outubro de 2020

STOP MOTION

        Stop Motion (que poderia ser traduzido como “movimento parado”) é uma técnica que utiliza a disposição sequencial de fotografias diferentes de um mesmo objeto inanimado para simular o seu movimento. Estas fotografias são chamadas de quadros e normalmente são tiradas de um mesmo ponto, com o objeto sofrendo uma leve mudança de lugar, afinal é isso que dá a ideia de movimento.
        Cientificamente falando, o Stop Motion só é compreendido como movimentação pelo fenômeno da Persistência Retiniana. Ele provoca a ilusão no cérebro humano de que algo se move continuamente quando existem mais de 12 quadros por segundo. Na verdade, o movimento desta técnica cinematográfica nada mais é que uma ilusão de ótica.
        A história do Stop Motion remonta aos primórdios do cinema, quando o  mágico ilusionista francês George Mélies  deu sequência aos seus truques misteriosos com a técnica de Stop Motion. O seu filme Viagem à Lua, de 1902, (https://www.youtube.com/watch?v=S5dG3Skdq6U) é um curta baseado em dois romances populares de seu tempo: Da Terra à Lua de Júlio Verne e Os Primeiros Homens na Lua de H.G. Wells. Com 13.375 quadros foi criado o filme usando essa técnica, mostrando a chegada na Lua de um foguete com tripulação humana.
        Ao longo do século XX a técnica foi sendo desenvolvida e aprimorada, os cineastas recorreram à movimentação quadro a quadro como no aclamado filme O Estranho Mundo de Jack (EUA, 1993) de Tim Burton e Henry Selick (https://www.youtube.com/watch?v=m6COAh0l-Q4) e também A Fuga das Galinhas (Grã Bretanha, 2000), dirigido por Nick Park e Peter Lord (https://www.youtube.com/watch?v=OjFQ95d9Y14&list=PLv1bR4iLpIQQSKkuBq50nkYpNNwYFYTSJ) .














Nenhum comentário:

Postar um comentário